sábado, 22 de outubro de 2011

"Pump" muscular não ajuda na hipertrofia



Apesar do nome  desencorajador do artigo, não existe nada de errado em atingir o pump durante o treino, isto é apenas o resultado natural do treinamento. No entanto, ao contrário do que a maioria dos marombeiros pensam, o pump não é um indicativo de um treino bem executado. Qualquer pessoa que esteja usando o pump para medir a eficiência do treino, está cometendo um grande erro.
É fácil perder a conta de quantas vezes ouvi pessoas relatando seus “pumps” conquistados na academia e compartilhando métodos para conquistar o melhor pump possível. Se você treina a algum tempo, com certeza já deve ter ouvido algo do gênero. Enquanto o pump é extremamente satisfatório, lembre-se que ele tem um valor extremamente baixo quando o objetivo é hipertrofia.
Um “pump” é simplesmente o excesso de sangue no tecido muscular. Pense desta forma: se você colocar pouco peso em uma barra e fizer 50 repetições de rosca direta, você terá um pump gigantesco. Então se o pump tivesse uma ligação direta com o ganho de massa muscular, as séries com pouco peso e centenas de repetições seriam um método efetivo para a hipertrofia muscular. Qualquer pessoa sabe que não é assim que as coisas funcionam.
Quer saber como medir a efetividade de um treino com o máximo de certeza ? Aí vai…
Faça um diário de treino. Registre quanto peso e quantas repetições você conseguiu fazer na semana passada e compare com a semana atual(E por aí vai). Você progrediu ? Se você conseguiu aumentar a carga ou fez mais repetições então o saldo foi positivo e o treino valeu o esforço.
Os ganhos de massa muscular e força vão depender 100% da intensidade que você aplica em cada treino e repetição. Se você for persistente o suficiente, você chegará ao seu objetivo com ou sem o “pump”.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fumar afeta o ganho de massa muscular


Se você tem como objetivo uma mudança notável na composição do seu corpo, é melhor ir se acostumando com a idéia de parar de fumar o quanto antes. Fumar pode ser mais prejudicial do que usar outras drogas como álcool e maconha, para quem treina com pesos. Saiba o porque:
1 – Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório
Danos no sistema respiratório têm uma ligação direta com a performance dentro da academia, seja nos pesos ou aeróbicos. Os danos gerados pelo cigarro, fazem com que o corpo não consiga absorver oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, você não conseguirá treinar com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma consegue.
2 – O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.
Isto força o corpo de um fumante a gastar mais energia que o comum. Esta aceleração no batimento cardiáco se deve ao efeito estimulante da nicotina, o resultado disso é alteração na pressão sanguínea que paradoxalmente diminuí o fluxo de sangue nos vásos, que consequentemente diminui a performance física.
3 – Fumantes produzem o dobro de catarro
A produção alterada de catarro pode atrapalhar na respiração que pode afetar a performance física. O hábito também causa um inchaço crônico nas glândulas de muco que podem piorar o quadro do problema.
4 – Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos
O monóxido de carbono presente no cigarro tem afinidade maior com a hemoglobina(uma molécula que carrega oxigênio no sangue) do que o próprio oxigênio. O ato de fumar encoraja o corpo a trocar o oxigênio por monóxido de carbono, fazendo com que menos oxigênio esteja disponível para os músculos que consequentemente também irá afetar a performance.
Conclusão
Fumar é um habito claramente destrutivo. É difícil entender porque alguém começa a fumar, sabendo de todos os seus malefícios, principalmente para quem treina com pesos e presa pela qualidade do corpo.
É extremamente difícil conseguir parar de fumar, tendo como objetivo construir massa muscular e tentar sempre levar o corpo além do próprio limite é a inspiração perfeita para largar deste hábido destrutivo para sempre. Pense nisto!



Como evitar as espinhas




Antes de mais nada, vale lembrar que a causa das espinhas variam de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas tem espinhas apenas por mudar de sabonete outras passam até por ciclos de esteróides anabólicos sem nenhuma acne. O tratamento para o problema também é individual, portanto evite se auto-medicar, procure um dermatologista (de preferência com referências) antes de tomar qualquer remédio ou usar algum creme. Neste artigo você aprenderá apenas a evitar ou minimizar o problema com espinhas de maneira genérica, ou seja, qualquer pessoa pode se beneficiar com estas dicas, porém não pode ser interpretado como um tratamento ou contradizer uma orientação médica.
1 – Evite colocar a mão no rosto
Usamos as nossas mãos para tudo e a colocamos em lugares que você não imagina o que tenha passado por alí: dinheiro, corrimãos, apoios de ônibus, maçanetas e etc. Agora imagine colocar as mãos no rosto, principalmente em pessoas que já tem ACNE, ou seja, a pele já tem inflamações e pequenas infecções. Você vai estar piorando o quadro, devido a grande quantidade de bactérias que você está colocando no seu rosto. Portanto evite até mesmo ficar com a mão no queixo para apoiá-lo e para lavar o rosto, lave a mão antes.
2 – Não use produtos oleosos
Evite passar qualquer tipo de produto oleoso no rosto ou nas costas(caso tenha espinhas), o aumento de óleo no rosto além de irritar a pele, bloqueia os poros fazendo-os infeccionar. Os produtos oleosos mais comuns são: cremes hidratantes(são ótimos para a pele, mas não para quem tem espinha), hoje você já pode encontrar hidratantes sem óleo, como o Hidrafil; protetor solar e bronzeadores, estes contem muito óleo também, porém também existem versões destes produtos sem óleo(oil free).
3 – Beba bastante água
Este é o básico para qualquer pessoa, praticante ou não de musculação. O consumo adequado de água ajuda o corpo a eliminar todas as toxicinas através da urina, que também podem estar causando espinhas.
4 – Seja Higiênico
Troque lençóis, fronhas de travesseiros e faça rodízios dos cobertores com frequência. Usar roupa de cama suja, maximiza a presença de bactérias, principalmente no travesseiro, e como já vimos antes isto não é bom para a nossa pele. Já imaginou ficar 8 horas por dia esfregando o rosto em bactérias?
5 – Preste Atenção em Sua Dieta
Se o seu quadro de acne está estável e de uma hora para outra, piora. Um dos motivos pode ser a dieta, repare quais alimentos fazem suas espinhas piorarem e evite-os. Não existe alimentos que causam acne por natureza(Ex: chocolate, alimentos picantes e/ou gordurosos), isso depende muito de cada pessoa.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dica rápida: Treinar perna é obrigatório

A maioria da pessoas dão preferência para a parte superior do corpo, não é a toa que existem tantos “picolés” andando por aí, com a parte superior bem desenvolvida e com as pernas mais finas do que as do sabiá. São também conhecidos como “Garotos Balada”, só fazem peito e biceps para pegar aquela baladinha no fim de semana e ficar bem na camisa polo, mas quando colocam um shorts as canelas parecem dois bambus na tempestade: vai quebrar a qualquer momento!
Você pode criar muito mais massa muscular apenas treinando suas pernas. Fazer exercícios compostos como agachamento livre e legpress fazem seu corpo liberarem hormônios extras, como adrenalina e a toda poderosa testosterona. O dia de perna é um dos dias mais importantes da sua rotina, pois enquanto você treina as suas pernas você está fortalecendo a sua estrutura corporal inteira.
Fazer exercícios compostos pesados como o agachamento livre estimulam o sistema nervoso central, o metabolismo e ainda na liberação de hormônios anabólicos, ou seja, apenas por fazer o agachamento você pode melhorar o rendimento de outros grupos musculares, por isso é muito importante treinar o corpo inteiro e não fazer um treino restritivo como os “Garotos Balada”.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Efeitos dos anabolizantes na adolescência


Esse artigo não tem a intenção de instruir, fazer apologia ou até mesmo amedrontar os adolescentes que tem intenção de usar drogas anabólicas e tão pouco mostrar meias verdades ou hipocrisia sobre o fato, assim como é feito na TV.



Cerca de 95% dos adolescentes que usaram alguma droga anabólica não tiveram nenhum tipo de supervisão médica durante o uso e cerca de 80% não usam nenhum tipo de proteção ou terapia pós-ciclo para remediar os efeitos colaterais das drogas.
O uso de esteróides anabolizantes na adolescência é muito mais prejudicial do que quando usados na fase adulta. A grande maioria sabe que as drogas trazem efeitos colaterais, mas não imaginam que os danos são muito maiores e as vezes irreversíveis quando você está em fase de crescimento.
Vale lembrar mais uma vez que este artigo não tem o intuito de assustar ninguém, apenas mostrar a realidade.

Efeitos Colaterais dos Esteróides Anabolizantes em Adolescentes

- Acne Severa
A maioria dos adultos sofrem com acne durante ciclos de anabolizantes, agora calcule os efeitos em um adolescente que está na fase onde há a maior pre-disposição a ter acne em toda a sua vida. Os efeitos podem ser catastróficos para sua auto-estima.
- Problemas no Fígado
É extremamente comum usuários adolescentes escolherem os esteróides orais, devido a facilidade de ingestão e pelo receio de injetar algo para dentro do seu corpo. A maioria acha que isto é o melhor caminho, porém a maioria dos esteróides anabolizantes injetáveis não são processados pelo fígado, o que é melhor, pois entram em seu organismo muito mais rápido e que não acontece com os orais, todos são processados pelo fígado o que traz um grande estresse para este órgão, podem ocorrer problemas como câncer do fígado e cirrose hepática. A droga Hemogenin por exemplo, tem ligação comprovada cientificamente com o câncer do fígado. Tem medo de agulhas ? Fique longe de anabolizantes.
- Diminuir ou parar completamente a produção de testosterona
Para quem não sabe, a testosterona é o principal hormônio masculino e os esteróides anabolizantes são a forma sintética deste hormônio. Quando você começa um ciclo de esteróides anabolizantes o seu corpo para de produzir naturalmente a testosterona devido ao alto nível que já está entrando devido aos esteróides, quando você para de utilizar drogas o corpo não estará mais produzindo testosterona natural(pois o corpo não viu necessidade devido ao excesso), depois de um tempo ele vai perceber a falta e voltar a produzir naturalmente de forma extremamente lenta. O problema é quando o adolescente faz uso de esteróides, o seu corpo está em fase de crescimento e os níveis dos hormônios são muito instáveis, o que pode acarretar na diminuição drástica ou total de testosterona e não é só por um período de tempo, é para sempre. Caso isto aconteça, você terá problemas em manter o nível de testosterona, tendo que ser monitorado por exames o resto da vida.
- Parar o crescimento
O uso de esteróides anabolizantes em adolescentes faz com que a hipófise feche e o seu crescimento(em altura) simplesmente pare. E isto não é uma possibilidade, é 110% de certeza. A partir do momento que você começar a usar esteróides anabolizantes você não crescerá nenhum centímetro.

Conclusão

Quer usar anabolizantes e ninguém vai te impedir ? Espere pelo menos até os 21 anos, a não ser que você esteja disposto a enfrentar problemas pelo resto da vida. Vale a pena experimentar a glória de ter um corpo superior por 3 meses e sofrer as consequências pelo resto da vida ? Você decide.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alimentos ricos em proteínas


Saiba quais são as principais alimentos ricos em proteína. Bombe a sua dieta!
Valor Biológico:
O valor biológico mede a eficiência pela qual seu corpo usa uma fonte específica de proteína. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter.


Frango


Valor Biológico: 79
Quantidade: 7g de proteína a cada 30g de frango.
Por vários anos o frango foi a base para qualquer dieta para ganho de massa muscular. O frango sem pele e sem osso contém 25% de proteína. Tem um valor biológico(BV) de 79 que é considerado alto. O frango fica muito seco quando cozinhado é necessário um bom tempero para facilitar o seu consumo e não enjoar tão rápido.
Frango é uma ótima escolha para qualquer refeição durante o dia. É recomendável comer de 150 a 300 gramas por dia, todos os dias. Compre sempre frango sem pele, a pele do frango é rica em gorduras e colesterol.
Peixe

Valor biológico: 83
Quantidade: 7 gramas a cada 30g de peixe
A carne do peixe não só é uma ótima fonte de proteína para construção muscular, mas também é ótimo para o restante da saúde. A carne do peixe contem ácidos graxos e Omega-3. O peixe, como o frango, tem 25% de proteína, porém contem um valor biológico de 83 que é maior. Também tem a vantagem de poder ser preparado de várias maneiras.
O meio mais barato e fácil de colocar peixe na sua dieta é comendo atum. Atum é muito barato, o único problema é o gosto, mas isso é facilmente disfarçado com temperos.
Carne Vermelha

Valor Biológico: 80
Quantidade: 7 gramas a cada 30g de carne
A carne vermelha também contem cerca de 25% de proteína, o que a torna outra ótima fonte de proteína. A carne vermelha contem uma boa quantidade de vitamina B-12, zinco e ferro que são essenciais para construir um sistema imunológico forte.
Existem vários tipos de carne vermelha. O melhor tipo de carne vermelha é com certeza a com menos gordura, procure consumir somente carnes magras. Você pode adicionar carne vermelha a sua dieta sem problemas, porém com menos freqüência, cerca de 2-3 vezes por semana.
Ovos

Valor Biológico: 88-100
Quantidade: 2.8-3.5 por ovo.
A qualidade da proteína do ovo só perde para o Whey Protein. Como você pode notar, os ovos contem um valor biológico extremamente alto e também contem uma grande quantidade de Omega-3. A ingestão de omega-3 pode aprimorar o seu sistema imunológico o que conseqüentemente fará com que você se recupere mais rápido nos treinamentos.
A clara do ovo não tem um gosto muito bom, então não tem problema você misturar alguns ovos inteiros com a clara. Por exemplo: 2 ovos inteiros com 4 claras de ovo. Ovos cozidos são muito práticos, você pode separar a clara da gema facilmente, e cozinhando os ovos você não precisa usar gordura.
Laticínios

Valor Biológico: 80
Quantidade: Varia com o produto
A maioria dos laticínios são ricos em proteína. O ponto negativo é que alguns tem muita gordura. As melhores fontes de proteína através dos laticínios são o queijo cottage e o leite desnatado, estes dois produtos tem muita proteína e pouca ou nenhuma gordura e são uma excelente fonte de cálcio.

Vitamina C, uma vitamina "mega" essencial


Vitamina C é uma vitamina essencial para o corpo humano. Provavelmente é uma das vitaminas mais importantes. As principais fontes de vitamina C são frutas cítricas, como a laranja.
Para que serve a vitamina C ?
Existem vários benefícios para o uso da Vitamina C, entre os principais estão: fortalecimento dos ossos e tecido conjuntivo, aumento da capacidade de cicatrização e ajudando no sistema imunológico. Um dos melhores atributos da Vitamina C é a sua incrível habilidade anti-oxidante, que protege os fluidos do corpo contra radicais livres, fortalecendo as paredes arteriais. Também tem um papel muito importante na manutenção da pressão sanguínea.
Um estudo publicado no “Journal of Strength and Conditioning Research” mostrou que a ingestão de 1000mg de vitamina C por dia pode reduzir a secreção de cortisol, permitindo um crescimento muscular muito maior comparando-se a pessoas que tem uma dieta deficiente em vitamina C.
Quem precisa de vitamina C ?
Todos precisam de vitamina C, principalmente aquelas pessoas que treinam duro na academia. A vitamina C vai manter os níveis de testosterona altos enquanto deixa os níveis de cortisol lá em baixo.
Qual dosagem eu devo usar ?
O corpo processa a vitamina C de forma muito rápida, vários especialistas recomendam tomar 2 doses de 500mg ao longo do dia. Para quem treina de forma intensa pode ser usado dosagens de até 3g por dia.

domingo, 16 de outubro de 2011

Mesomorfo, Endomorfo ou Ectomorfo: Qual o seu tipo físico?


Desde que todos nós somos geneticamente diferentes, saber exatamente qual é o seu tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, se alimentando e se exercitando de forma mais apropriada.
Geneticamente falando, existem 3 tipos físicos diferentes: mesomorfo, endomorfo e ectomorfo. Você é na verdade uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico “principal” vai ser aquele no qual você mais vai se identificar. Então vamos ver qual é o seu tipo físico:
MESOMORFO
São aqueles mais bem dotados geneticamente falando porque são mais pré-dispostos a terem maiores ganhos musculares. Geralmente tem um visual mais atlético e sarado, tem boa postura e são simétricos. Mesomorfos são conhecidos por ganharem massa muscular muito mais rapidamente do que a maioria das pessoas e da mesma forma podem perder gordura rapidamente seguindo uma dieta apropriada. Para os bodybuilders e para os fanáticos por fitness essa é uma excelente notícia!
Dicas de treinamento para o MESOMORFO:
O melhor treinamento com pesos para o mesomorfo é aquele com cargas muito pesadas e feito de forma explosiva (com muita força e muita intensidade). Super sets, Drop Sets, Séries Negativas e outras técnicas avançadas e treinamento são muito úteis para os mesomorfos que vão proporcionar excelentes ganhos de massa muscular. Mas é muito importante sempre descansar e intercalar os treinamentos para evitar a todo custo o overtraining.
Os treinos cardiovasculares devem ser feitos 2-3 vezes na semana por aproximadamente 20-30 minutos por sessão. A intensidade deve ser moderada a alta para objetivos de queima de gordura. Se você se identificou com o tipo físico mesomorfo é muito importante que não se exceda nos exercícios cardiovasculares porque eles podem fazer com que você perca massa muscular magra se forem feitos durante muito tempo e/ou com muita frequência.
Dicas de dieta para o MESOMORFO:
Proteína é a chave para os mesomorfos! Procure ingerir proteínas de alta qualidade ao longo do dia com uma quantidade moderada de carboidratos (de preferência aqueles com baixo índico glicêmico) e gorduras. O mesomorfo deve evitar variações de peso para ganhar/reter massa muscular. Adotando uma dieta nutritiva e evitando alimentos com pouco valor nutricional o apetite e os níveis de energia ficarão estáveis proporcionando uma saciedade e evitando o desejo de comer besteiras como balas, doces, etc.
ENDOMORFO
As pessoas com esse tipo corporal são geralmente mais pré-dispostas a um maior acúmulo de gorduras. Conhecidas por terem um visual menos definido, é mais difícil para elas conseguirem um corpo em forma através de exercícios e dieta. A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular.
Dicas de treinamento para o ENDOMORFO:
Ao escolher um tipo de treinamento, o endomorfo deve focar em aumentar seu metabolismo. Treinos em Circuito, Supersets, Séries compostas e outras técnicas são muito positivas. Não é recomendado o uso de cargas muito pesadas que vão limitar o número de repetições a serem feitas. A faixa entre 10-15 repetições é a ideal para os endomorfos. É indicado pouco tempo de descanso entre os sets de exercícios para se manter dentro da sua zona de batimento cardíaco alvo.
Já que o endomorfo é conhecido pela sua tendência de acumular gordura corporal, o treino cardiovascular deve ser feito com regularidade. Se você se identificou com o tipo físico endomorfo saiba que o uso de monitores cardíacos é muito útil na sua rotina de exercícios.
Eles vão permitir com que você se mantenha exercitando dentro da sua zona de batimentos cardíacos alvo para maximizar a perda de gordura. Para achar sua zona de batimento cardíaco alvo, diminua sua idade de 220 e multiplique o resultado pela porcentagem determinada para atingir seus objetivos. Se você quer saber mais sobre as zonas de batimento cardíaco alvo leia o artigo “Monitores de Frequência Cardíaca: Deixe seu coração guiar seus treinos!!”
Dicas de dieta para o ENDOMORFO:
Todos nós precisamos fazer refeições menores e freqüentes ao logo do dia além das principais que já estamos acostumados a fazer (café da manhã, almoço e jantar). Essa regra não é uma exceção para os endomorfos! Muito pelo contrário, eles são os grandes beneficiados disso já que sabemos que refeições menores e mais freqüentes aumentam o metabolismo e mantém os níveis de energia mais estáveis. Certifique-se de comer pelo menos 5-6 refeições por dia.MRP (Substitutos de Refeição) e barrinhas de proteína vão te ajudar pela praticidade e pela qualidade nutricional, especialmente nas refeições menores entre as refeições principais.
Existem excelentes Fat Burners (queimadores de gordura) no mercado que podem te ajudar a acabar com a gordura indesejada. Produtos como “Thermoburn” e “Fatloss” da Arnold Nutrition, “Fat Burners (Easy to Swallow)” da Universal Labs e outros produtos como o “Thermogenic Ripped” da Nutrilatina, que tem em sua fórmula o chá verde, sensação do momento, podem ser uma excelente alternativa para que você consiga perder a gordura mais rapidamente.
ECTOMORFO
Difícil de ganharem peso! Pernas e braços grandes, pequena porcentagem de gordura corporal e poucos músculos. Esses são os Ectomorfos. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente tem uma visão diferente.
Dicas de treinamento para o ECTOMORFO:
Se você é um Ectomorfo, provavelmente seu maior benefício vai ser alcançado com cargas muito pesadas nos treinos com pesos. Você vai querer estimular os seus músculos muito intensamente para ter a resposta que quer em termos de ganhos musculares. Exercícios usando barras e halteres são ótimos para alcançar esse objetivo. Eles permitem que você use toda a amplitude de movimentos e geralmente são mais familiares ao corpo do que aqueles feitos nas máquinas.
Dê um bom descanso entre os sets (2-3 min) para que com isso você reponha seus níveis de ATP e tenha forças para uma nova série de exercícios pesados. Malhar pesado exige muito do seu organismo e dessa forma você vai precisar descansar o suficiente entre as sessões de treinamento.
Os ectomorfos geralmente têm um metabolismo muito rápido e a queima de calorias é muito intensa. Dessa forma não se preocupe com exercícios cardiovasculares por enquanto. A menos que você faça atividades cardiovasculares por razões pessoais, você deve inicialmente se concentrar em ganhar massa muscular magra através do treino com pesos.
Dicas de dieta para o ECTOMORFO:
Lembre-se que a sua alimentação é responsável por pelo menos 70-75% de todo resultado do seu treinamento. Dessa forma mesmo que você seja naturalmente magro você precisa ingerir com freqüência alimentos de alta qualidade nutricional, saudáveis e completos. Sempre tome suplementos multivitamínicos e minerais.
Existem outros suplementos que podem te ajudar muito, dentre eles os aminoácidos, os shakes de proteína e principalmente os hipercalóricos dentre os quais recomenda-se a linha Mega-Gym da Nutrilatina que foi desenvolvida especialmente para ajudar os Ectomorfos no ganho de massa muscular.
Observações Finais:
A busca pelo corpo perfeito não é uma tarefa fácil. Requer muito sacrifício, organização e disciplina. Esperamos que através desse artigo você tenha identificado o seu tipo físico e com isso consiga otimizar seus treinamentos e sua alimentação para alcançar seus objetivos mais rapidamente.

O pior mito na Musculação para Mulheres


O mito mais comum no treinamento com pesos feminino sem dúvidas é a crença de que levantar pesos pode causar um aumento de massa muscular indesejável ou “incontrolável”.  A realidade? Mulheres simplesmente não tem hormônios suficientes para ganhar toda essa massa muscular. Ao contrário da maioria dos homens, as mulheres que tem como objetivo o ganho de massa muscular certamente sofrem para alcançar esta meta. Requer muita dedicação, dieta, treinos precisos e as vezes até uma ajuda química.
A verdade é que a massa muscular não vai  aparecer de uma hora para outra só porque você se arriscou a fazer musculação. As mulheres que simplesmente aceitam este mito sem questionar, estão perdendo os benefícios que o treinamento com pesos pode oferecer.
As mulheres que incorporam o treinamento com pesos na sua rotina conseguem um aumento de tecido muscular. Isto significa que quando você subir na balança o seu peso total estará maior. Mas não pare de ler!!! A questão é que massa muscular pesa mais do que gordura. Então se você ganha massa muscular, o seu peso total aumenta, porém não quer dizer que uma pessoa ficou mais gorda. Para quem não sabe os músculos são queimadores de gordura, o corpo gasta energia a mais para conseguir sustentar massa muscular e conseqüentemente a gordura é que tem que ir embora.
Quanto mais densos os músculos, mais calorias você queimará para mantê-los. Pesquisas afirmam que a cada 500 gramas de massa muscular ganhada, você queimara cerca de 50 calorias a mais por dia. Se você conseguir ganhar 2kg de massa, você estará queimando 200 calorias a mais, você estará perdendo peso sem fazer nada. É óbvio que para ganhar massa, você terá que treinar e se alimentar de acordo o que vai gerar uma perda de peso ainda maior.
Além de tudo, o treinamento de pesos é o que vai dar forma ao seu corpo, apenas perder peso não adianta nada, você ficará a mercê da sua genética. Do contrário a única coisa que escupirá o seu corpo é a musculação!
Conclusão
Chega de dar desculpas para não “puxar ferro” na academia, a não ser que você tenha uma genética absolutamente masculina e rica em testosterona você não vai ficar musculosa somente por se aventurar com os pesos. Se você quer esculpir o seu corpo e queimar gordura, você terá que treinar pesado como todo mundo.

Os melhores exercícios aeróbicos

Abaixo estão os melhores exercícios aeróbicos e seus gastos calóricos por hora. Para quem tem como objetivo a perda de gordura.


VÍDEO: Motivação para treinar!

Como tomar whey protein




Esta é uma proteína concentrada do soro do leite, dentre as suas principais vantagens em comparação com outras fontes protéicas estão:
  • Maior valor biológico.
  • Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
  • Absorção mais rápida.
  • Possui um maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA’s.
  • Livre de lactose ( muitas pessoas não digerem bem a lactose).
  • Rica em ocorrência natural de Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumilização celular).
  • Possui fator estimulante do sistema imunitório que sobrevive ao processo digestivo.

Se a Whey protein é derivada do leite, qual é a diferença entre esta e o caseinato?

O caseinato, encontrado em vários complementos, além de ser uma ótima fonte de proteína é ainda mais barato, porém ao compararmos o valor biológico (VB), a diferença é muito grande. O VB da Whey protein é de 100, enquanto o da caseína é de 71, além do mais, a caseína tal como todas as outras proteínas brutas começam a digestão no estômago enquanto a Whey Protein passa direto pelo estômago chegando como estrutura protéica intacta no pequeno intestino onde é absorvida como foi mostrado num estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition (63:546, 1996).
Em termos práticos, se você necessita de 40gramas de proteína bruta após treino , se esta fonte for de Whey protein apenas 30 gramas cumprirá a função com a vantagem adicional de ser absorvida mais rápido, além de todas as outras mencionadas anteriormente. Como vê, a relação custo/benefício começa a melhorar, sem contar que a nível mundial, o preço da Whey Protein já começou a cair devido a uma maior oferta. Esperamos que a nossa indústria em breve coloque esta fonte pura a disposição de nossos atletas.

Bem, mas quais as melhores horas de consumir a Whey Protein e como?

Varia com a disponibilidade financeira de cada um.
  1. Logo após o treino, de 30 a 40 gramas de Whey Protein junto com uma solução de glicose. Ocorre que a Whey, que é uma fonte protéica de rápida absorção, sendo assim, deve ser consumida com uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico tal como açúcar, dextrose, ou então, acredite, alguns suspiros bem doce fará a mágica ou qualquer outro doce não gorduroso, pensando bem, picolé de limão é uma boa também. Assim, você fará uma explosão de insulina que drenará todos os aminoácidos da degradação da Whey diretamente para dentro da onde você deseja: Os seus Músculos. Dê mais um intervalo de 40-60 minutos no máximo e faça a sua refeição normal pós-treino, algo como arroz e/ou batata e o famoso peito de frango ou peru. Não entre naquela conversa de que só se absorve de 30-40 gramas de proteína por refeição que deve ter um intervalo de 2.5 a 3 horas. Ocorre que nós marombeiros abrimos o que é chamado de “janela de oportunidades” após um treino adequado (alta intensidade) e podemos absorver muito mais proteínas e outros nutrientes nesta hora do dia. Não existe estudo que comprove isto bem como não existe estudo que comprove a eficiência de 17-decanoato de nandrolana e metandrostenolona mas todos sabemos que funciona. Cientistas, mãos a obra. !
  2. O uso de Whey Protein logo ao acordar. Depois de muitas horas sem se alimentar é boa idéia repor proteínas o mais rápido possível. O consumo conjunto com carboidrato de alto Índice Glicêmico continua necessário.
  3. Para os atletas que devem realizar atividade aeróbia logo ao acordar em jejum à fim de perder gordura, tem na Whey um ótimo complemento pós aerobiose.
  4. Para os atletas em dieta hipocalórica, como a dieta pré competição, uma solução de Whey poderá garantir a manutenção da massa muscular e saciar a fome em horários críticos, além de ser ótima opção para refeições a serem realizadas de madrugada para evitar o catabolismo de atletas neste tipo de dieta.

sábado, 15 de outubro de 2011

O que comer antes, durante e depois do treino?



Sem dúvida, todas as refeições que compõem o programa alimentar de um atleta e/ou esportista são importantes, mas neste artigo vamos discutir a alimentação em dois momentos cruciais para o praticante de musculação: antes e após o treinamento.
Antes do treino, deve-se garantir uma refeição que o mantenha em estado anabólico durante o exercício, além de proporcionar um ótimo rendimento. Já, após o treino, o principal é garantir uma ótima recuperação do organismo. Muitas pessoas ainda acham que o crescimento muscular ocorre exatamente no momento do exercício, mas, na verdade, a maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso. O stress causado durante o treinamento pelas sobrecargas metabólicas e tensionais, provoca microlesões nos músculos envolvidos. Para ocorrer a hipertrofia, essas microlesões devem ser adequadamente reparadas num patamar superior ao anterior. Portanto, a fase de recuperação é fundamental para o desenvolvimento muscular. Se o indivíduo não estiver completamente recuperado, a musculatura responderá de maneira negativa, dificultando a hipertrofia. Nesse processo recuperativo, o descanso e uma ótima nutrição são fatores cruciais.
Refeição antes do treinamento
É conveniente realizar uma refeição sólida em torno de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Este período é bem variável, pois enquanto algumas pessoas podem apresentar um ótimo rendimento realizando uma alimentação sólida apenas 30 minutos antes do exercício, para outras essa prática pode ser desastrosa. Portanto, a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deveria conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras. Nesse momento, uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.
Essa conduta tem por objetivo:
• Reduzir o catabolismo induzido pelo exercício (maior liberação insulínica e maior síntese de glicogênio);
• Garantir maior disponibilidade de aminoácidos para os músculos;
• Prevenir a hipoglicemia e os sintomas a ela relacionados;
• F ornecer energia para o trabalho muscular durante o treinamento;
• Evitar o estado de fome e o desconforto gastrintestinal durante o exercício;
• Proporcionar um correto aporte hídrico, garantindo que o indivíduo inicie o exercício num estado completamente hidratado.
Exemplos de refeições pré-treino
Os exemplos de refeições foram divididos em níveis: iniciante, intermediário e avançado. No nível avançado, podemos incluir pessoas com um expressivo desenvolvimento muscular, tais como os bodybuilders .
Nível iniciante:
  • Pão branco com geléia de frutas, acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta;
  • Extrato solúvel de soja light batido com uma fruta e aveia em flocos.
Nível intermediário:
  • Pão branco com queijo branco magro, acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta;
  • Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar e uma fruta.
Nível avançado:
  • Batata doce/mandioca cozida acompanhada de peito de frango;
  • Panqueca de aveia em flocos com claras de ovos e uma banana.
Logicamente, as quantidades não foram especificadas devido as grandes variações individuais. Além disso, devemos lembrar que as opções acima são apenas sugestões, devendo-se sempre respeitar os hábitos, preferências, alergias, aversões e intolerâncias alimentares de cada um. No período entre essa refeição e o treinamento (60 – 90 minutos) deve-se garantir um aporte hídrico entre 500 ml e 1000 ml.
Para os que estão em um nível intermediário ou avançado de treinamento, a inclusão de uma suplementação, entre 15 e 30 minutos, antes do treino pode ser de grande valia. Nesse período, a suplementação é preferível à alimentação sólida, pois causará um rápido esvaziamento gástrico, evitando qualquer tipo de desconforto.
Exemplos de suplementação logo antes do treino
Nível intermediário:
  • Maltodextrina
  • Whey protein
Nível avançado:
  • Maltodextrina
  • Whey protein
  • BCAAs
  • Glutamina
No nível intermediário, o uso de maltodextrina acompanhado de uma pequena quantidade de whey protein proporcionaria um melhor rendimento associado a um aumento na síntese protéica. Já no nível avançado, devido à alta intensidade do treinamento, além de maltodextrina e whey protein , o uso de BCAAs e glutamina parece ser interessante. Ainda para os indivíduos em nível avançado, a inclusão de outros suplementos, tais como HMB e óxido nítrico em determinados períodos também pode ser útil. O uso de vitaminas do complexo B é recomendado em alguns casos, dependendo da ingestão de carboidratos da dieta, já que essas vitaminas atuam como coenzimas do metabolismo energético. Portanto, a ingestão de vitaminas do complexo B está diretamente relacionada ao teor de carboidratos na dieta.
Durante o treinamento
Em atividades com menos de uma hora de duração, a suplementação com carboidratos não é necessária. Garantir um ótimo aporte hídrico já seria suficiente. No entanto, para atividades com duração superior a 60 minutos, o uso de um repositor de carboidratos é necessário, sendo que em atividades com duração superior a 90 minutos o repositor deveria conter eletrólitos. Algumas pessoas engajadas em um treinamento com pesos de alta intensidade observam um melhor rendimento com o uso de maltodextrina durante o treino; outras já não observam essa melhora. Neste caso, a experiência de cada um auxiliará na escolha, sempre respeitando a temperatura (em torno de 16ºC) e a concentração da solução – que deverá estar entre 6 e 8%, visando um rápido esvaziamento gástrico.
Refeição após o treinamento
Imediatamente após o treinamento, é interessante realizar uma refeição o quanto antes, para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo. Essa prática promoverá melhor perfil hormonal anabólico, diminuição da degradação protéica miofibrilar e rápida ressíntese de glicogênio. A fim de garantir maior praticidade, o uso de suplementos, nesse caso, é bem interessante, pois além da dificuldade de transporte, observa-se em treinamentos mais intensos, o que é conhecido como anorexia pós-esforço, dificultando o processo alimentar.
Imediatamente após o exercício, os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Esse é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e ao armazenamento de energia. Durante o treino, ocorre uma diminuição natural na insulina circulante, sendo que, por meio da ação de receptores específicos, a glicose entra nas células sem depender de insulina nesse momento. Este fenômeno é conhecido como período insulino-independente, com duração de uma a duas horas após a atividade física. Quando se ingere um alimento na fase insulino-independente, os nutrientes entrarão nas células mais rapidamente, proporcionando uma ótima absorção.
Exemplos de suplementação logo após o treino
Nível intermediário:
  • Maltodextrina
  • Dextrose
  • Whey protein
Nível avançado:
  • Maltodextrina
  • Dextrose
  • Whey protein
  • BCAAs
  • Glutamina
  • Nutrientes antioxidantes
  • HMB
Nesse período recomenda-se o uso de um shake contendo proteínas de rápida absorção ( whey protein ), além de uma mistura de carboidratos com alto índice glicêmico (dextrose e maltodextrina). Esses valores são variáveis de acordo com cada indivíduo, mas como parâmetro, em torno de 8 gramas de carboidratos por kg de peso corporal (50% maltodextrina e 50% dextrose) e 4 gramas de proteínas hidrolisadas por kg de peso corporal parece ser o suficiente para garantir uma ótima ressíntese de glicogênio, uma excelente liberação do hormônio anabólico insulina, otimizar a síntese protéica e interromper a proteólise. Em nível avançado, pode-se ainda enriquecer essa solução com BCAAs, glutamina e HMB, dependendo de sua disponibilidade financeira.
Antioxidantes são substâncias capazes, mesmo em concentrações relativamente baixas, de retardar ou inibir o processo oxidativo. Podem agir bloqueando a formação de radicais livres ou interagindo com eles, tornando-os inativos. Estudos demonstram que o trabalho muscular intenso gera maiores quantidades de radicais livres de oxigênio, os quais, se não forem devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos, chamado estresse oxidativo. Este pode levar à destruição de lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, causando diminuição do rendimento físico, fadiga muscular, estresse muscular e overtraining . Como exemplos de nutrientes antioxidantes, podemos citar a vitamina C e a vitamina E.
Tanto antes, quanto após o treino, os indivíduos em nível inicial de treinamento não necessitam fazer qualquer tipo de suplementação, salvo alguma orientação em um caso específico.
Após um período de no máximo 60 minutos, é interessante realizar uma refeição contendo uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos, e restrita ao máximo em gorduras. Nesse momento, os níveis sangüíneos do hormônio anabólico insulina encontram-se elevados (devido ao shake ingerido alguns minutos antes), o que propicia uma ótima absorção dos nutrientes ingeridos.
Exemplos de refeições pós-treinamento
Nível iniciante:
  • Arroz e feijão, acompanhado de carne vermelha magra, legumes e verduras.
  • Pão branco com patê de atum light com requeijão light e suco natural de frutas
Nível intermediário:
  • Arroz e feijão, acompanhado de peito de frango, legumes e verduras.
  • Extrato solúvel de soja light, batido com fruta e aveia em flocos, acompanhando pão branco com patê de peito de frango desfiado com requeijão light
Nível avançado:
  • Batata inglesa acompanhada de peito de frango, legumes e verduras
  • Arroz branco acompanhado de peixe, legumes e verduras.
O presente artigo teve por objetivo principal identificar a importância de uma nutrição adequada para o sucesso do treinamento com pesos, particularmente nos horários antes e após o treinamento. Espero que as dicas apresentadas auxiliem aqueles que buscam objetivos sólidos com o treinamento com pesos. Lembre-se: antes de iniciar qualquer dieta, consulte um profissional habilitado em nutrição esportiva. Só ele poderá elaborar um programa alimentar de acordo com suas necessidades.

Hormônio do crescimento



O que é o Hormônio do Crescimento (HGH)?



O hGH (iniciais de Human Growth Hormone) é a versão sintética do hormônio do crescimento humano, o GH, produzido naturalmente por uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, a hipófise . A produção natural atinge o pico entre 13 e 18 anos; é por isso que o adolescente “estica” nessa época, ganhando massa muscular e tamanho. Começa a cair entre 25 e 30 anos, podendo zerar a partir dos 60.
Como funciona o GH ?
Injetado na coxa, abdômen e na região da virilha, o hGH cai na corrente sanguínea e vai para o fígado, onde estimula a produção de uma substância conhecida como somatomedina C, que provoca o desenvolvimento das cartilagens . Também enrijece a musculatura e reduz a gordura corporal
Quais são os efeitos esperados com administração do GH ?
No nanismo: desenvolve a cartilagem de crescimento
Desprezando os riscos à saúde, usuários apostam no hormônio de crescimento para ganhar músculos, aumentar a disposição física e adiar o envelhecimento
Na velhice: pode combater a hipotrofia muscular e osteoporose, além de diminuir a gordura e dar sensação de bem-estar (apesar de haver controvérsias sobre os resultados)
Em adultos com deficiência: recupera a densidade óssea, aumenta a massa muscular e dá sensação de bem-estar
Quais são os efeitos colaterais ?
  • Crescimento das extremidades ósseas, como dedos, mãos , pés e queixo (acromegalia)
  • Dores nas articulações ;
  • Inflamação e dores crônicas em mãos e dedos, provocadas pela síndrome do
    túnel do carpo (osso entre o antebraço e a mão);
  • Alargamento dos tendões ( Frouxidão ligamentar );
  • Hipertensão arterial ;
  • Resistência à insulina, piorando o diabete;
  • Risco de câncer em pessoas com histórico da doença na família;
  • Crista orbital(embaixo das sobrancelhas) ressaltada;
  • Inchaços provocados por retenção de líquidos.

Determinando seu objetivo


Afinal porque treinar com pesos e não correr, nadar ou andar de bicicleta ou mesmo jogar bola? Ocorre que cada atividade possui os seus benefícios; enquanto treinar ciclismo ou corrida, promove um ótimo trabalho de condicionamento aeróbio, desde que realizado dentro de limites ideais de volume e intensidade para cada indivíduo, quanto a tonificação muscular, só salienta os membros inferiores, fazendo muito pouco para a parte superior do tronco, jogar futebol fica mais ou menos na mesma categoria.
Mas e a natação, ainda, considerada por muitos profissionais a atividade física mais completa? A natação pode fazer realmente um ótimo trabalho cardiorrespiratório e é muito eficiente para o aumento de força muscular e flexibilidade, porém não se vê um nadador, mesmo que exímio, dono de um físico bastante musculoso e definido. A não ser que o nadador realize um cross training incluindo exercícios com pesos e dieta específica, o que um nadador olímpico não fará, ele terá um shape peculiar: desproporção de desenvolvimento muscular e ausência de definição.
Alguns fisiologistas sugerem que os nadadores formam uma camada de tecido adiposo subcutâneo, porque, tal como mamíferos marinhos, eles precisam armazenar calor porque o corpo perde muito mais calor na água do que ao ar livre. Mas se você quiser que o seu corpo pareça com o corpo de uma foca, tudo bem, fique bastante tempo na água e coma bastante sardinha.
Mas então a musculação deve ser a melhor atividade de todas?
O exercício com sobrecargas é o que mais promove alterações na composição corporal, força e resistência muscular e dependendo de como for realizado também é muito efetivo para ganhos de flexibilidade. Agora, existem profissionais que insistem em não concordar que a musculação seja efetiva para a melhora da composição corporal principalmente para o controle da gordura corporal e continuam achando que é muito mais efetivo ficar 1.5 horas em uma sala de ginástica aeróbica. É lógico que outros fatores devem ser controlados tal como a alimentação, mas não há necessidade de ser um cientista de laboratório para visualmente observarmos que atletas de provas curtas do atletismo como os corredores de 100 metros possuem um físico mais musculoso e definido do que corredores de maratona e no entanto aqueles atletas só realizam picos anaeróbios no seu processo de treinamento enquanto os maratonistas correm em bases diárias horas sem parar. Analogamente, se nos deslocarmos para as academias, porque será que as salas de ginástica aeróbica estão cheias de gordinhos sistemáticos e a de musculação com uma
quantidade média muito maior de pessoas com uma composição corporal mais saudável?
Vários profissionais da área de saúde a muito vêm batendo nesta mesma tecla, salientando a efetividade da musculação no que se refere a elevação significativa do Metabolismo Basal mesmo após o término da atividade, apesar disto tem gente que ainda não se convenceu ou não quer dar ouvidos a este fato tão notório. Eu acrescento que esta elevação metabólica no caso de um treinamento profissional pode se manter não apenas por algumas horas após o final do treino mas por alguns dias, haja visto a grande necessidade de reparação tecidual. Quando se treina sério no alto nível, a musculatura local permanece com a temperatura ligeiramente mais elevada por alguns dias e às vezes até por mais que uma semana. Soa familiar?
É bem provável que os profissionais que insistem em advogar que a musculação não é efetiva para a melhora da composição corporal não têm e nunca tiveram um corpo definido e musculoso, porque nunca treinaram sério com pesos, aliás pode ser que pareçam com focas. Não de ouvido a eles, não sabem o que dizem.
Entretanto, a nossa musculação não é a melhor forma de se condicionar aerobiamente, veja, isto não tem nada a ver com o controle da gordura corporal, a Potência Aeróbia é uma das variáveis da saúde e é significativamente trabalhada com atividades cíclicas com médio-longo período de tempo de execução, daí entramos nas caminhadas, corrida, ciclismo, natação, etc.. Á partir daí torna-se simples concluir que o melhor seria associar o treinamento com pesos e alguma atividade cíclica.
A delimitação do objetivo a ser alcançado é a medida número um. Existem muitos alunos de academia e até atletas muito confusos. Eles não sabem aquilo que desejam ou necessitam, se correm ou nadam mais e treinam menos com pesos ou vive versa, não sabem a que ponto precisam se condicionar aerobiamente, até onde desejam desenvolver a massa muscular, até que ponto um treino interfere no outro ou mesmo quando realizá-los. A nível aeróbio existe uma delimitação daquilo que é o padrão compatível com a saúde mas a nível de desenvolvimento muscular o céu é o limite, apesar que algumas focas possam não concordar com isto. Depende da escolha de cada um. Um corpo atlético proporcional e bem definido parece atender os desejos da maioria, enquanto um físico superdesenvolvido como a de um Mister Olympia é desejo de poucos. O importante é definir aquilo que realmente você deseja, não ser modesto na escolha, ter confiança, determinação e perseguir o seu objetivo. É comum pessoas mudarem de objetivo, principalmente quando começam a obter ganhos mais consistentes, á partir daí passam a querer mais músculos porque se tornam mais autoconfiantes e instruídos, mas este é um fator puramente psicológico.
Se formos atender as recomendações da saúde feita pelos órgãos oficiais, 30 minutos de
caminhada no shopping center local cinco vezes por semana será o suficiente, mas o próprio Joe Weider considera isto nivelar por baixo, muito embora aceite que esta medida é melhor do que ficar em casa em frente a televisão acredita que qualquer cidadão deva ser estimulado além destes parâmetros simplórios permanecendo viva a filosofia que também compartilho: Pain no Gain !
Treinem Forte.

Exercícios para Peitoral: Execução


Abaixo mostraremos a execução correta de todos os exercícios conhecidos para treinar o Peitoral. E também para ajudar os iniciantes a se familiarizarem com os nomes de exercícios.

PEITORAL
SUPINO RETO COM BARRA
SUPINO DECLINADO COM BARRA
MERGULHO NAS PARALELAS
CRUCIFIXO RETO
SUPINO INCLINADO COM BARRA
CRUZAMENTO DE CABOS – CROSSOVER

5 Razões para o seu treino não estar funcionando.




Você está treinamento de forma consistente por meses, tentando fazer todos os exercícios da forma correta e evitando o overtraining, mas nada parece estar fazendo efeito. Veja as 7 razões mais comuns para o seu treino não estar funcionando:
1 – Falta de progresso.
Sim, falta de progresso é o motivo para você estar lendo este artigo, mas não me refiro exatamente a isso. O que eu quero dizer é que se você não forçar o seu corpo a progredir, obviamente você não irá crescer. Você tem que ir para a academia e forçar o treino a render mais do que o anterior.
“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.”
Você conhece esta frase proferida por Albert Einstein ? Ela retrata perfeitamente o caso do jovem que vai a academia toda segunda feira a meses e faz supino com as mesmas cargas, mesma quantidade de séries/repetições e tem a esperança de que vai crescer. Ir para a academia sem tentar progredir é perda de tempo e dinheiro, tente sempre dar o máximo de sí em cada treino como se fosse o último.
2 – Não fazer agachamento
Uma rotina de treino sem agachamento é como ir em uma churrascaria para comer salada, seria algo sem nexo não acha ? Além do agachamento ser o melhor exercício para construir massa muscular nas pernas, ele coloca o corpo em um estado de anabolismo que beneficia todos os músculos, não só a parte inferior do corpo. Exercícios compostos são os que mais constroem massa muscular, pois além de trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo forçam o corpo a produzir mais hormônios como a testosterona e adivinha ? O agachamento é um dos melhores nesse quesito.
3 – Excesso de exercícios isolados
Exercícios isolados são para dar “suporte” ao treino e nunca para formar a base dele. Os exercícios compostos devem ser a base de um treino para ganhar massa muscular, principalmente para iniciantes e intermediários.
4 – Excesso de técnicas avançadas
Supersets, giantsets, drop-sets, rest-pause e outras técnicas são ótimas para maximizar a intensidade do treino e auxiliar na hipertrofia, porém o seu uso não deve ser indiscriminado, principalmente por iniciantes. Sufocar o treino com técnicas avançadas não trará nenhum benefício se você acabar entrando em um overtraining. Use-as com moderação, como um suplemento do treino e não como a base.
5 – Não fazer levantamento terra
Assim como o agachamento é o rei dos exercícios para as pernas e tem o poder de gerar ganhos em todo o corpo, o levantamento terra também tem as mesmas características. Já imaginou os benefícios gerados ao incorporar ambos no treino ou melhor, já imaginou como seria um treino sem eles? Lembra muito a proposta de ir à uma churrascaria para comer salada..

História do Whey Protein

Whey Protein  foi descoberto como um subproduto da produção do queijo a mais de 25 anos atrás. O queijo é feito de leite e leite contem dois tipos de proteína: caseína e whey. O whey protein até então não tinha valor nenhum, era considerado sobra da produção do queijo, até que um belo dia algum cientista curioso decidiu examinar mais a fundo essa substância. Então descobriram que o Whey Protein estava carregado de proteínas de alto valor biológico, similar a proteína do leite materno (humano), mais similar do que qualquer outra proteína disponível. O Whey dissolvia muito bem na água, era digerido muito fácil e continha um leque amplo de aminoácidos muito melhor do que a proteína do ovo, que até então era a proteina de mais alto valor biológico.
Só que havia um grande problema inicial na extração do Whey, na sua forma bruta ele continha muito colesterol, gorduras e principalmente lactose. A alguns anos atrás, dois novos processos foram desenvolvidos para extrair a forma mais pura de whey em meio as suas impurezas. Este processo se chama Micro-Filtragem (onde as proteínas são separadas por um filtro microscópico) e Troca Iônica (onde as proteínas são extraídas por através da sua carga elétrica). Ambos os processos garantem uma maior pureza ao Whey protein e também, os mesmos, são os responsáveis por encarecer o preço do produto final do Whey no mercado.

5 Dicas para ganhar massa muscular



Algumas dicas básicas e avançadas para você colocar o seu corpo em estado anabólico constante.
1 – Dar atenção a parte negativa do exercício
A maioria das pessoas só dão atenção a parte concêntrica do exercício, onde você contraí o músculo(levanta o peso), mas na faze negativa(quando você volta o peso na fase inicial) geralmente as pessoas tem o costume de largar o peso, ou porque a carga está muito elevada ou porque não sabem a importância da parte negativa do exercício. O que é a principal fase para atingir a hipertrofia.
2 – Coma Peixe
Isso mesmo, a carne de peixe contem uma grande quantia de gordura boa, salmão é um exemplo. Você já deve ter ouvido falar de Omega-3. Essa gordura faz com que o músculo fique mais sensivel a insulina, ou seja, ela facilita o transporte de glicogênio e amino acidos para dentro do músculo.
3 – Aumente a ingestão de sódio
É isso mesmo que você leu. Sódio é um mineral muito importante para o crescimento muscular. Porém é conhecido e tem uma má reputação pois a ingestão gera retenção de água, é o terror de todo fisiculturista perto de competição. O lado bom é que a ingestão de sódio ajuda na absorção de carboidratos e aminoácidos e também deixa o músculo mais sensível a insulina.
4 – Corte todos os aeróbicos
Exercícios aeróbicos são um detrimento no ganho de massa muscular. Aeróbicos interferem no ganho de força, na recuperação enquanto queima o nosso valioso glicogênio e aminoácidos da cadeia ramificada em nossos músculos. Faça uma escolha, fique magro ou ganhe massa muscular, fazer os dois é impossível.
5 – Descanse
Muitos iniciantes cometem o grave erro de achar que no treinamento com pesos, mais treino significa mais ganhos, o que acontece é o contrário, quanto mais treino menos ganhos. O que você tem que manter é um treino frequente, no sentido de treinar os dias necessários e não desistir. Ganho de massa muscular ocorre quando estamos descansando e não quando treinamos, como a maioria dos iniciantes imaginam. Então, sem descanso, sem ganhos. Simples…